Relação “Trabalho – Tabaco – Férias”

Queria? Não.


Tem de ser? Tem.


O término das férias e consequente regresso ao trabalho, ao dia a dia corrido e às rotinas a que nos propomos o ano inteiro, nem sempre nos trazem a sensação mais prazerosa. No entanto, por ser a opção mais viável para a sobrevivência na sociedade moderna, “tem de ser”.



Posto isto, eis que aqui entre nós surgiu a questão:

“De que forma se relacionam: o trabalho, o tabaco e as férias?”


Atendendo ao incontestável facto de não sermos todos iguais, esta questão pode ser olhada por dois prismas:


Prisma 1: Há, por um lado, quem se faça valer do “holiday mood” para desculpar todo e qualquer excesso ocorrido durante aquele período. O consumo tabágico, naturalmente, entra na equação. O “estar na esplanada”, o “conviver com amigos”, os copos ao final da tarde, as jantaradas: tudo e nada são razões para se fazer acompanhar de um cigarro.

Diga-se que parte dos fumadores que têm este comportamento são fumadores sociais - (Smoking Trigger Padrão/Social. Saiba mais em: https://www.viversemfumo.com/post/smoking-triggers-o-que-sao-e-como-combate-los) podem não fumar diariamente, mas fumam sempre que surge um convívio. Por isso, o habitual é que não fumem durante o período laboral, mas fumam durante as férias.


Prisma 2: Por outro lado, há quem assuma o consumo tabágico como uma rotina e faz-se valer dela, não por efetiva necessidade, mas porque está habituado a consumi-la em momentos específicos – pela manhã com um café, na pausa para o almoço ou ao final do dia como “recompensa” pelo longo dia de trabalho.

Ora, quando se quebra esta corrente ao fazer uma pausa no comum quotidiano e se entra num período em que todas estas rotinas, hábitos e horários são alterados, imediatamente a nicotina deixa de estar associada e naturalmente, de fazer parte do consumo diário.


Para cada uma das situações, há solução. Quiçá, a mesma:


Os últimos dias de férias antes do regresso ao trabalho podem ser vistos como uma fase de transição. Nesta fase, em que já não se sente de férias, mas ainda não retomou o trabalho, em que o corpo e a mente estão eles próprios entre uma coisa e outra, assumimos que quer se reveja no “Prisma 1” ou no “Prisma 2”, há de concordar connosco que este é o período ideal e uma excelente oportunidade para abandonar ambos os prismas e introduzir um novo hábito, uma nova rotina: deixar de fumar.


As consultas para tratamento antitabágico podem ser agendadas através do número de telefone 800 919 035, 913520425 ou 291091927.

Pode ainda fazer o agendamento online no nosso website em https://www.viversemfumo.com/consultas ou enviar e-mail para o geral@viversemfumo.com.


Os suplementos antitabágicos – Renew Breath Calm e Renew Breath Extra - podem ser enviados para qualquer zona do país e pode encomendá-los ao ligar para o 800 919 035 / 913520425.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo