A Importância do Reforço

Sabe quando tem a bateria do telemóvel a 80%, mas consciente ou inconscientemente pensa: “Como vou sair de casa, o mais seguro não será pô-lo a carregar até atingir os 100%?”


É assegurar, é garantir, é fortalecer.

É evitar criar situações de stress, de desconforto, de dúvida.

É, fundamentalmente, não dar oportunidade para que uma recaída aconteça.



Podemos categorizar as situações onde se verifica a necessidade de fazer reforço em vários pontos, no entanto, esta a que a analogia à bateria do telemóvel se refere, é a mais recorrente: o reforço que é feito a pedido da própria pessoa.


Esta situação acontece habitualmente dentro do 1º mês após fazer o tratamento. A pessoa continua sem fumar desde o dia em que fez o tratamento, mas sente que está a 80%.


Os restantes 20% não são vontade de fumar (até porque isso o tratamento já lhe retirou), são os hábitos tabágicos e a rotina que criou à volta do seu dia-a-dia como fumador (os tais Smoking Triggers de que falei no último artigo.


Link: (www.viversemfumo.com/post/smoking-triggers-o-que-sao-e-como-combate-los), é deles que ainda não se sente totalmente desapegado e por isso, para se sentir carregado a 100%, opta por fazer um reforço.


Além da iniciativa própria, há situações em que - dependendo de inúmeras e diversificadas variáveis - já em consulta se aconselha que o reforço do tratamento seja feito e é determinado dentro de que período de tempo.


Passados 6 meses a 1 ano, independentemente do quanto acha que tem a situação sob controlo, é importante que recarregue essa bateria.


Está sem fumar, sim. Sente-se bem, sim. O reforço nesta fase serve para que se mantenha assim.


De todos os motivos para se fazer um reforço, este é o que consideramos de maior importância.


É neste período que, com todo o mérito, começa a tomar por garantido o facto de ser ex-fumador, até porque “Se aguentou bem até agora, não é agora quer vai voltar a fumar”. Arrisca até a dizer que Se fumar só um cigarro hoje nesta jantarada com os amigos, não vai fazer mal nenhum”. E retoma, assim, o ciclo vicioso do qual pensou ter saído ileso.


Além do boost psicológico que o reforço proporciona, fisicamente auxilia na depuração das toxinas dos compostos do tabaco que acumulou no seu corpo durante o período em que foi fumador.


Posto isto, se fez o tratamento e está a pensar fazer skip a este passo, aconselho-o a, sem pressão, pensar duas vezes.



As consultas para tratamento antitabágico podem ser agendadas através do número de telefone 800 919 035, 913520425 ou 291091927.


Pode fazer o agendamento online no nosso website em www.viversemfumo.com/consultas ou enviar e-mail para o geral@viversemfumo.com.


Os suplementos antitabágicos – Renew Breath Calm e Renew Breath Extra - podem ser enviados para qualquer zona do país e pode encomendá-los através do número de telefone 800 919 035 / 913520425.



163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo